Indústria 4.0: Manutenção de Máquinas por Monitoramento de Condição


Publicado em 16/05/2018Segmento: Notícias

Indústria 4.0: Manutenção de Máquinas por Monitoramento de Condição

A Era Digital ocasionou mudanças significativas nos processos industriais. A manutenção é um dos setores que apresentam evoluções consideráveis.

Este departamento visa manter em funcionamento pleno máquinas e equipamentos em uma fábrica. Os tipos mais comuns de Manutenção Industrial existentes são:

  • Manutenção Corretiva: para correção e substituição de componentes que atuam quando a falha já aconteceu. Tem caráter emergencial.
  • Manutenção Preventiva: feita para reduzir ou evitar possíveis falhas, assim como aumentar o desempenho de máquinas e equipamentos. Normalmente é estruturada e planejada com base nos históricos das ocorrências, ou em relatórios determinantes fornecidos pelos fabricantes.
  • Manutenção Preditiva: é baseada na condição, analisada a partir da inspeção dos componentes das máquinas para a detecção de possíveis falhas. A partir disso, gera-se um relatório, que aponta as possíveis falhas e sinaliza as melhorias necessárias a serem realizadas.

A manutenção na realidade da Indústria 4.0 propõe-se a uma dinâmica completamente nova, que une os conceitos de manutenção Preventiva e Preditiva à uma experiência de monitoramento inteligente, integrado, com acesso online e em tempo real.

Neste cenário, uma pessoa única sentada em qualquer parte do mundo pode receber informações de fábricas localizadas em diferentes países, saber como estão operando para assim atuar assertivamente.

Desta maneira, a área de manutenção assume cada vez mais seu lado estratégico, buscando aumentar a produtividade nas organizações e reduzir perdas por “máquinas paradas”.

Como funciona o Monitoramento de Condição

Sinais em máquinas comumente constatados pela percepção humana como fumaça, temperatura ou ruído, caracterizam-se como indícios de problemas mecânicos. Entretanto, no momento em que são percebidos já há pouco tempo para a ação de manutenção.

Na Era Digital, através de sistemas como o CMS 1200 da Siemens, é feita a implantação do monitoramento de condição, baseado e realizado principalmente através de análise de vibração de componentes em máquinas e equipamentos.

Todos os componentes passivos de vibração podem ser monitorados, como por exemplo: ventiladores, bombas, agitadores, centrífugas, geradores de energia elétrica em campos eólicos, sistemas de transmissão mecânico, caixas de redução mecânica, etc.

Através do sensoriamento/monitoramento, é possível saber em tempo real se existe a eminência de falha nos componentes, indicando fielmente qual a posição em que está ocorrendo. O sistema possibilita ainda a geração de gráficos através de software integrado, que permitem o estudo da origem da falha e o comportamento da deterioração.

Quando se identifica a deterioração é possível estimar quando o componente irá falhar e com base nas informações é possível agilizar a reposição de sobressalente, isso com meses de antecedência, reduzindo as paradas de máquinas indesejadas, que representam alto custo para as empresas.

Diferenças de performance de componentes ou máquinas  também são detectáveis, como maior consumo de energia ou até mesmo a relação com seus operadores.

Confira os benefícios do Monitoramento de Máquinas através da Análise de Vibração CMS 1200 Siemens:

  • Evita paradas indesejadas de máquinas,
  • Antecipa possíveis falhas, evitando a quebra.
  • Propicia o aumento na produtividade,
  • Reduz o tempo e os gastos com a manutenção de 50 a 80%, segundo a pesquisa da Plant Performance Group,
  • Disponibiliza relatórios para estudo e assim melhorias em todos os processos,
  • Identifica falhas de operação das máquinas para assim potencializar a produção.

Como adotar esta solução

Na Reymaster você encontra tudo para Automação e as melhores soluções que permitem o Monitoramento de Componentes na Indústria através de Vibrações, como o Sistema CMS 1200 Siemens.

A Reymaster é parceira da Siemens há 20 anos, e atende todo o Brasil, mantendo unidades nas cidades de Curitiba e Joinville.

Entre em contato: (41) 3021-5000 e vendas@reymaster.com.br

 

Matérias relacionadas:

Workshop discute Manutenção na Indústria 4.0​

 


enviar por e-mail