Reymaster realiza evento sobre Inteligência na Eletricidade em Curitiba


Publicado em 30/11/2018Segmento: Notícias

Reymaster realiza evento sobre Inteligência na Eletricidade em Curitiba

Evento sobre Inversores de Frequência e Dispositivos de Comando, Controle e Proteção Inteligentes chamou a atenção de profissionais da área em Curitiba (PR).

 

A Reymaster Materiais Elétricos, juntamente com a Schneider Electric, promoveu um workshop em sua sede em Curitiba (PR) no dia 29 de Novembro sobre a inteligência na eletricidade.

                           

 

O evento focou o uso de inversores de frequência e dispositivos de controle, comando e proteção inteligentes no dia a dia das indústrias e companhias de saneamento. O assunto chamou a atenção dos cerca de 50 profissionais que acompanharam a apresentação dos Engenheiros da Schneider Aleksander Netretka e Guilherme Guedes.

Aleksander explicou que a fabricante divide as linhas de inversores em duas categorias: os Inversores de Máquinas e os Inversores de Processos. Estes últimos são os que apresentam tecnologias de conectividade, proporcionando a interação entre os operadores e as máquinas. Os produtos vêm com ethernet, webservice, etc, e são destinados a motores acima de 20 CV.

“No mundo, tudo flui para um chão de fábrica com inteligência. Hoje, o Inversor de Frequência de Processos dá informações para o seu processo não parar. Também já conseguimos acessar diretamente o inversor sem passar pelo CLP (Controlador Lógico Programável) e trocar informações entre inversores, ou seja, tudo já está preparado para o mercado que adota cada vez mais o conceito de Indústria 4.0”, explicou Aleksander Netretka.

Segundo o palestrante, o objetivo principal das novas tecnologias é proporcionar um tempo mínimo de manutenção, incluindo o planejamento de paradas. “Por isso, os Inversores de Frequência possuem também a função de inversão automática do ciclo do motor em caso de obstrução por algum objeto e travamento do motor”, completou Netretka.

 

      

 

Entre as novidades apresentadas no workshop estava a funcionalidade do “Código QR Dinâmico” dos Inversores de Frequência, que funciona assim: a cada problema no motor, o produto apresenta em sua tela frontal um QR Código que ao ser acessado de um aparelho de celular aponta a causa provável da falha e indica ações de reparo. Entre os benefícios estão: a praticidade de manutenção, diminuição do tempo de parada e acesso rápido e eficiente à documentação.

A mesma dinâmica inteligente aplica-se também às novas linhas de dispositivos de controle, comando e proteção da Schneider, como explicou Guilherme Guedes, Engenheiro de Aplicação de Produtos de Distribuição Elétrica.

“Tudo que oferecemos de novo é já buscando esta conectividade. Os produtos realizam a medição de grandezas elétricas, indicadores de manutenção, possibilita o envio de e-mails quando há a ocorrência de uma falha, etc. É você trabalhar com uma automação no próprio disjuntor, por exemplo. Esta é uma tendência de mercado e um caminho sem volta. Se não batermos nesta tecla ficamos para trás”, enfatizou Guedes.

“Buscamos sempre o que há de mais novo no mercado e proporcionar oportunidades de nossos clientes conhecerem essas novas tecnologias é um de nossos objetivos como empresa”, concluiu Marco Stoppa, diretor da Reymaster. 

 

O que acharam os participantes:

 

“Achei sensacional o evento, muito bem organizado e os assuntos muito relevantes”, disse Júlio César Droszczak, Engenheiro de Processos da Gestamp, fabricante de peças automotivas.

 

“Eventos como esse nos ajudam a nos mantermos atualizados frente às novas tendências na elétrica. Gostei de saber que os inversores são categorizados por letra para cada aplicação. Isso nos ajuda em nosso cotidiano”, Emerson de Carvalho da Trevis do Brasil, empresa também do segmento automotivo.

 

“A função de monitoramento e a de girar ao contrário o motor de uma bomba em caso de obstrução, por exemplo, diminui a necessidade de um funcionário estar descendo e fazendo a manutenção. Ele pode realizar tudo pelo celular”, Douglas Bueno, Gerente Técnico-Comercial da Nelt Engenharia, que presta serviços de elétrica, mecânica e rede para indústrias.

 

“Foi um evento bem completo. É importante conhecermos tecnologias novas, como a de utilizar inversores sem a necessidade de um CLP”, Marcos Fernando Haliski, responsável pela parte elétrica da Denso, multinacional japonesa do ramo de climatização de veículos.

 

 
Sobre a Reymaster: A empresa atua como Distribuidora de Materiais Elétricos, atendendo clientes de pequeno, médio e grande porte, sejam eles do setor Residencial, Comercial ou Industrial. Possui um mix com mais de 40.000 itens, que contempla a linha completa de material elétrico, cabeamento estruturado, segurança em altura, rotuladores, iluminação e automação industrial.
www.reymaster.com.br
 


enviar por e-mail